À medida que o mundo se torna mais digital, torna-se cada vez mais difícil garantir a privacidade dos dados. Para administradores de TI, esta tarefa pode ser particularmente difícil, dada a quantidade de dados e o número de fornecedores com os quais uma empresa média trabalha. Embora a segurança nunca seja 100% garantida, ainda existem algumas coisas que você pode fazer para reforçar a privacidade dos seus dados – e nem todas precisam ser empreendimentos longos e caros.
Apresentamos seis etapas rápidas, acessíveis e eficazes que você pode seguir para melhorar drasticamente a abordagem da sua organização em relação à privacidade de dados. Se você está procurando ganhos rápidos em privacidade de dados, comece com estes.
1. Atualize e corrija regularmente softwares e navegadores em todos os dispositivos da empresa.
De acordo com o Relatório de investigações de violação de dados de 2023 da Verizon, as vulnerabilidades de software são uma das três principais formas pelas quais os hackers acessam uma organização. A implementação de um programa de gerenciamento de patches, portanto, pode reduzir drasticamente as chances de violação de dados. Programas de gerenciamento de patches que abrangem todos os dispositivos da empresa são essenciais para o sucesso do programa – melhor ainda se você também puder encontrar um meio de proteger e atualizar os navegadores dos funcionários. JumpCloud, por exemplo, oferece gerenciamento de patches entre sistemas operacionais que inclui patches de navegador.
2. Aplique uma boa higiene de senhas.
Oitenta por cento das violações estão ligadas a senhas. As senhas são um ponto de entrada comum para invasores, muitas vezes porque não estão em conformidade com as práticas recomendadas. Existem alguns elementos-chave que contribuem para uma boa higiene de senhas:
- Senhas fortes. Embora os requisitos de senha possam variar de serviço para serviço, a exclusividade e o comprimento são os fatores mais importantes em uma senha forte.
- Gerenciamento eficaz de senhas. Além de manter as senhas fortes, elas devem ser alternadas regularmente, mantidas em segredo e nunca compartilhadas. Um gerenciador de senhas pode ser extremamente útil aqui: eles ajudam a evitar o erro humano associado à exigência de que os usuários memorizem suas senhas sem comprometer o comprimento, a exclusividade ou a complexidade da senha. Eles também podem gerar senhas mais fortes do que as típicas criadas pelo usuário. Algumas ferramentas, como o JumpCloud Password Manager , também podem abranger vários dispositivos, facilitar o compartilhamento seguro de senhas e inserir tokens TOTP para MFA.
3. Escolha sem senha sempre que possível.
Como as senhas são inerentemente vulneráveis e muitas vezes fáceis de serem comprometidas, a autenticação sem senha é uma alternativa mais segura. Ele usa alternativas de autenticação segura à senha – como biometria em um dispositivo confiável – para facilitar um login seguro. A autenticação sem senha simplifica o fluxo de login do usuário, protege contra phishing e protege o processo de autenticação. JumpCloud Go , por exemplo, permite que os usuários verifiquem sua identidade perfeitamente usando autenticadores de dispositivos com biometria como Apple Touch ID e Windows Hello.
4. Implemente a autenticação multifator (MFA) em todos os lugares.
A MFA é outra maneira de melhorar a segurança da combinação nome de usuário e senha, adicionando outra camada de verificação antes de conceder a autenticação. Ferramentas como o logon único (SSO) ajudam na implementação da MFA em mais lugares, usando uma combinação segura de nome de usuário e senha aprimorada pela MFA para conceder acesso à maior parte dos recursos de um usuário.
5. Realize verificações de segurança periódicas.
Desenvolva um sistema para verificar periodicamente as práticas de segurança da sua organização. Por exemplo, você pode começar auditando o acesso e as permissões de funcionários e terceiros trimestralmente. Ter uma visibilidade clara de todos os seus usuários e de seu acesso pode ajudar a garantir que você esteja conduzindo auditorias completas e eficazes.
6. Realize treinamentos regulares de conscientização sobre segurança.
Os utilizadores são frequentemente o elo mais fraco da sua cadeia de segurança: o elemento humano está envolvido em 74% de todas as violações . Realize treinamentos regulares de conscientização sobre segurança para garantir que seus usuários sigam as melhores práticas da sua empresa. Algumas empresas, como a KnowBe4, oferecem treinamento de segurança pré-definido para que você possa desenvolver um programa rapidamente, sem precisar criá-lo sozinho.
Proteja seus usuários e dados com JumpCloud
JumpCloud é uma plataforma de diretório aberto que permite aos usuários acessar todos os recursos necessários com qualquer dispositivo confiável e um conjunto de credenciais seguras.
JumpCloud ajuda os administradores de TI a garantir a privacidade dos dados em sua organização, oferecendo gerenciamento de patches , um gerenciador de senhas , autenticação sem senha resistente a phishing , MFA , SSO e relatórios robustos que unificam todos os dados do usuário e do dispositivo em um único painel de vidro. Proteger sua organização com JumpCloud é fácil – comece com uma avaliação gratuita.