fbpx

Cinco principais benefícios da criptografia de dados para segurança

Não existem medidas de segurança de dados e soluções de segurança perfeitas. Não há como evitar uma violação de dados. No entanto, mesmo que suas medidas preventivas de cibersegurança falhem, existe uma maneira simples de tornar os dados vazados ou roubados praticamente inúteis para os cibercriminosos – a criptografia de dados.

Como funciona a criptografia?

Criptografar dados significa codificá-los de forma que só possam ser restaurados à sua forma original se a pessoa ou o sistema que os decodificou tiver a chave apropriada. A decodificação é teoricamente possível sem essa chave, mas requer tanto poder de computação e tempo que não representa nenhuma ameaça. Isso ocorre porque o processo emprega algoritmos de criptografia matemática complexos.

Existem dois tipos de métodos de criptografia: criptografia simétrica e criptografia assimétrica. Criptografia simétrica, como AES (Advanced Encryption Standard), significa que a chave de criptografia é usada para codificação e decodificação. A criptografia assimétrica, como DSS (Digital Signature Standard) e RSA (Rivest-Shamir-Adleman), emprega duas chaves distintas: uma chave privada para decodificação e uma chave pública para codificação, permitindo que qualquer pessoa codifique dados, mas apenas o proprietário de uma chave privada de descriptografia para decodificá-lo. Esses dois tipos de criptografia são frequentemente usados ​​juntos em soluções complexas e protocolos de Internet seguros como SSL/TSL.

Criptografia no uso diário

Nem todo mundo sabe que usa criptografia diariamente ao acessar a Internet. Por exemplo, quase todas as conexões com todas as páginas da Web agora são criptografadas, o que impede que pessoas mal-intencionadas interceptem sua comunicação com o site. Muitos outros tipos de conexões, como e-mail, também são criptografados. Se você usa uma VPN, toda a comunicação com o provedor VPN também é totalmente criptografada. No entanto, além de usar protocolos de Internet baseados em criptografia para transmissão de dados, você pode criptografar todos os tipos de dados antes de enviá-los, tornando-os muito mais seguros. No entanto, isso requer o uso da funcionalidade de soluções especializadas de criptografia de dados.

Vale a pena notar que a criptografia é uma ferramenta tão poderosa que também é usada por cibercriminosos. Todo o conceito de ransomware é baseado no cibercriminoso usando malware para obter acesso aos seus sistemas e criptografar todos os seus dados, chantageando você para pagar pela chave que permite descriptografá-lo.

Benefícios da criptografia

Aqui estão as cinco maneiras mais importantes pelas quais o software profissional de criptografia de dados melhora a segurança dos dados e fornece proteção extra aos dados.

1. Adicionando uma segunda camada de segurança

As camadas são úteis não apenas para Shrek e roupas de inverno. Adicionar uma camada extra de segurança garante que, mesmo que uma dessas camadas falhe, a posse protegida ainda esteja segura. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de dados.

A maioria dos sistemas e abordagens de segurança são centrados no hacker malicioso e no ataque. Eles podem, por exemplo, detectar possíveis pontos de entrada, monitorar atividades suspeitas ou impedir ações não autorizadas. No entanto, há outro ponto de vista: você pode se concentrar no objeto de roubo em potencial. Este objeto é uma informação sensível no caso de sistemas de TI.

Os dados são transmitidos e armazenados em sua forma original na abordagem mais básica (texto simples). Isso significa que, se o invasor obtiver acesso aos dados e as medidas de segurança focadas no ataque falharem, o jogo terminará. Eles têm suas informações confidenciais e você está pagando o preço. No entanto, se seus dados forem armazenados e transmitidos em um formato fortemente criptografado (texto cifrado), o invasor simplesmente não terá recursos para descriptografá-los. Mesmo com todo o poder de computação do mundo, extrair o valor dos dados levaria muitas vidas, tornando todo o ataque um fracasso.

2. Atendendo a possíveis requisitos legais e de conformidade

Além de ser bom para a segurança dos dados, a criptografia pode ser exigida ou fortemente incentivada por leis específicas e requisitos de conformidade que se aplicam ao seu negócio. Padrões como HIPAA , PCI DSS e LGPD recomendam que você use medidas fortes para proteger seus dados contra ataques cibernéticos em muitas áreas sensíveis, como saúde e serviços financeiros, incluindo dados criptografados em armazenamento e trânsito.

A regra de segurança HIPAA , por exemplo, afirma que a criptografia e a descriptografia são especificações de implementação endereçáveis. Isso significa que as entidades não são obrigadas a usar criptografia/descriptografia, mas devem documentar se ela foi implementada e, em caso negativo, por que não. O PCI DSS exige que o número de conta principal (PAN) seja ilegível quando armazenado e sugere criptografia forte como um método para fazer isso, entre muitas outras recomendações e regulamentos relacionados ao uso de criptografia, controle de acesso e gerenciamento de chaves. A LGPD não exige criptografia diretamente, mas recomenda que o controlador ou processador avalie os riscos e implemente medidas de mitigação de riscos, como criptografia.

3. Aumentar a confiança de seus clientes em sua organização

Com o aumento do cibercrime, principalmente nos últimos anos, as empresas e os indivíduos estão se tornando mais conscientes dos perigos do hacking malicioso e do crime eletrônico organizado e, como resultado, estão procurando maneiras de garantir a segurança de seus dados e ativos. Qualquer que seja o seu negócio, pelo menos alguns de seus clientes estarão interessados ​​nas medidas que você toma para proteger seus dados e ativos armazenados em seus discos rígidos e em seus sistemas de provedor de serviços em nuvem, sejam eles seus números de previdência social, crédito números de cartão, moeda eletrônica ou qualquer outra coisa.

Você aumenta a confiança de seus clientes em sua organização usando tecnologias de criptografia e divulgando esse fato publicamente a eles. Isso significa que é mais provável que esses clientes continuem com sua empresa e a recomendem a outras pessoas. Em outras palavras, usar a criptografia pode ser um dos seus argumentos de vendas mais eficazes.

4. Ajudando você a manter a integridade de seus dados

Os processos de criptografia oferecem um benefício adicional frequentemente negligenciado, mas crítico para todos os tipos de dados confidenciais. A criptografia protege esses dados não apenas contra roubo, mas também contra todas as formas de adulteração. Isso se deve ao fato de que alterar o conteúdo dos dados criptografados é tão improvável quanto descriptografá-los.

Os dados criptografados têm uma forma ilegível para humanos, mas contêm elementos como somas de verificação. Isso significa que qualquer alteração nos dados criptografados durante o processo de descriptografia resultará em falha de descriptografia e perda de dados (mas não em roubo de dados). Isso significa que cuidados extras devem ser tomados para garantir que os dados criptografados não sejam adulterados (porque os dados adulterados não podem ser decodificados), mas também significa que os dados decodificados são 100% genuínos e não podem ter sido adulterados.

5. Evitando as consequências financeiras e legais de uma violação de dados

Independentemente de os padrões de segurança, leis ou outros regulamentos mencionados no benefício 2 acima se aplicarem à sua empresa, qualquer violação de dados pode ter sérias consequências financeiras e legais. Tais consequências podem incluir, mas não estão limitadas a, multas, perda de clientes e ações judiciais, podendo até mesmo levar à falência do seu negócio. É por isso que, independentemente de conformidade ou regulamentação, qualquer empresa que lide com segurança da informação deve priorizar o investimento na criptografia de dados armazenados e em trânsito.

Embora uma violação de dados que resulte no roubo de dados criptografados ainda tenha sérias consequências, elas serão insignificantes em comparação com aquelas que podem ocorrer se o ladrão conseguir usar os dados roubados. A luz no fim do túnel em tal evento é que, mesmo que seu sistema seja invadido e os dados sejam acessados ​​por uma parte não autorizada, essa parte é tecnicamente incapaz de fazer qualquer coisa com os dados roubados e, portanto, não pode usá-los para prejudicar seu clientes, parceiros de negócios, funcionários e assim por diante.