Trabalho remoto, nuvem, dispositivos móveis e inúmeras ameaças à segurança mudaram completamente o jogo para as organizações de TI, até os componentes principais. À medida que a conformidade, os mandatos e a arquitetura da segurança cibernética evoluíram em resposta, a modernização (ou substituição) do Active Directory (AD) não é mais opcional. Como tal, os administradores de TI estão agora a perguntar: Existe uma alternativa melhor ao AD? A resposta é sim. A plataforma de diretório aberto da JumpCloud é mais adequada para o local de trabalho atual e pode ser usada para substituir ou modernizar o AD.
Antes de mergulharmos na modernização do AD, vamos dar um passo atrás para entender o que as organizações de TI procuram em um projeto de substituição ou modernização do AD e por quê.
A ascensão do Active Directory
A história do Active Directory começa nas décadas de 1980 e 90. Durante esse período, computadores pessoais começaram a aparecer nas mesas de todos os funcionários — praticamente todos rodando Microsoft Windows; surgiram a Internet e a World Wide Web; e software de produtividade (Microsoft Office) e e-mail (Microsoft Exchange e Outlook) tornaram-se ferramentas comuns para realizar tarefas diárias. A Microsoft estava no centro da computação, literal e figurativamente.
À medida que o local de trabalho se transformava na era do PC, a TI não sabia como gerenciar de forma eficaz e eficiente o acesso dos usuários a esses novos recursos. Então, em 1999, foi lançado o Microsoft Active Directory . Usando LDAP, NTLM e Kerberos, o Active Directory forneceu à TI gerenciamento centralizado de usuários e sistemas sobre os recursos da Microsoft em seu ambiente local. As palavras-chave a serem observadas aqui são “Microsoft” e “on-prem”.
Na época, a infraestrutura existia apenas no local e praticamente todos os recursos que dominavam o escritório eram da Microsoft: Microsoft Windows, Microsoft Office e Microsoft Exchange. Enquanto os ambientes de TI aderiram ao ecossistema da Microsoft, os administradores de TI só tiveram que aproveitar uma solução para gerenciar as identidades de suas empresas e o acesso aos recursos de TI, que eram aplicativos baseados em Windows.
A TI moderna exige uma alternativa melhor ao Active Directory
Pouco depois da introdução do Active Directory, os aplicativos baseados na Web decolaram, com o Salesforce abrindo o caminho. Então, os sistemas Mac e Linux começaram a substituir as estações de trabalho Windows. A nuvem como a conhecemos foi lançada com a AWS e outros e revolucionou a infraestrutura, o armazenamento de arquivos, o processamento e as ferramentas de desenvolvimento. A rede de TI hoje é totalmente diferente do que era há uma década, ou mesmo há alguns anos. As inovações na nuvem estão acelerando e mudando o cenário de operação das organizações de TI.
O Active Directory não foi desenvolvido para integração com sistemas Android, Mac ou Linux, aplicativos baseados na Web ou nuvem. À medida que cada um desses novos recursos começou a proliferar no local de trabalho, soluções de terceiros foram criadas para ajudar o Active Directory a se conectar a esses sistemas, aplicativos, servidores de arquivos e redes que não são da Microsoft. Os departamentos de TI precisavam do Active Directory e de uma infinidade de soluções pontuais apenas para manter o controle sobre o acesso aos seus diferentes recursos de TI. Esse tipo de configuração é caro e cria um fluxo de trabalho complicado tanto para usuários finais quanto para administradores de TI.
Além disso, essa configuração força a TI a se apegar à infraestrutura local. Isso os impede de aproveitar totalmente a eficiência e os baixos custos que um ambiente de TI em nuvem tem a oferecer. Por exemplo, as organizações que utilizam uma solução de gerenciamento de identidade da nuvem não precisam se preocupar com atualizações de hardware a cada poucos anos, manutenção e aplicação de patches de software, alta disponibilidade e segurança para ativos de servidores Tier Zero e outros servidores membros.
Ainda assim, muitas organizações mantêm o AD por motivos válidos, especialmente se tiverem mandatos de conformidade para armazenamentos de autenticação a serem gerenciados localmente. No entanto, é importante reconhecer a urgência de modernizar a AD. A identidade é o novo perímetro e as decisões de verificação devem ser tomadas mais próximas dos ativos e dispositivos, que devem ser suportados.
O Active Directory deve ser modernizado e protegido
A Microsoft reconhece que o AD independente não é ideal para os ambientes de TI atuais. Por exemplo, ele não pode estabelecer controle de acesso ou fornecer gerenciamento universal de endpoints (UEM) para todos os seus recursos. As configurações incorretas são comuns à medida que as equipes de segurança adicionam mais políticas em resposta aos métodos de ataque mais recentes, potencialmente interferindo ou impactando políticas mais antigas. Os grupos aninhados também possibilitam a existência de direitos obsoletos e usuários com privilégios excessivos. Os ataques que exploram os pontos fracos do Kerberos e a escalada de privilégios estão agora bem estabelecidos.
Em resposta, a mais recente Arquitetura de Referência de Cibersegurança da Microsoft (MCRA) recomenda a incorporação de serviços premium Entra ID para acesso condicional e Proteção de Identidade, bem como Defender for Identity, em seus sistemas. Isso inclui ambientes que usam complementos locais existentes para gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) e análise avançada de ameaças. No entanto, o caminho prescrito pela Microsoft para a modernização do AD tem várias desvantagens importantes.
Isso inclui:
- Reter pequenas e médias empresas (PME) num conjunto de ferramentas verticalmente integradas
- Limitar a liberdade de escolha para utilizar as melhores tecnologias atuais, agrupando serviços de TI não relacionados com produtos de gerenciamento de TI
- Tornando o gerenciamento de sistemas mais complexo e caro
- Separar a TI de sua missão principal, aumentando a sobrecarga de gerenciamento de TI
Agora é a hora de considerar o JumpCloud como sua alternativa de modernização para o Active Directory. Ele suporta todo o estado digital dos recursos que uma organização utiliza diariamente em um ambiente remoto, no escritório ou híbrido, ao mesmo tempo que aborda os principais elementos do plano de rápida modernização da Microsoft. Ele consegue isso sem prender você a ferramentas integradas verticalmente.
JumpCloud moderniza o Active Directory
A plataforma de diretório aberto da JumpCloud é um moderno gerenciamento de identidade (IAM) que reimagina o Active Directory e o LDAP para a era da nuvem. JumpCloud atua como o principal provedor de identidade (IdP) da nuvem ou federado com outros IdPs, incluindo integração AD , juntamente com UEM para seus dispositivos. A plataforma oferece recursos importantes, como logon único (SSO) e autenticação multifator (MFA) com autenticação moderna sem senha . Possui acesso condicional opcional , assistência remota e gerenciamento de patches entre sistemas operacionais . JumpCloud fornece aos administradores de TI um console que centraliza o gerenciamento de usuários e sistemas em todo o ambiente.
Os usuários desfrutam de acesso contínuo ao seu sistema (Android, Apple, Linux e Windows), servidores locais e remotos (AWS, GCP, etc.), bem como aplicativos da web baseados em LDAP, OIDC e SAML , armazenamento de arquivos físicos e virtuais , e redes VPN e Wi-Fi via RADIUS . Uma API RESTful também está disponível para ainda mais tipos de requisitos de integração. Os administradores de TI não precisam se preocupar com disponibilidade, manutenção ou gerenciamento. Em vez disso, tudo isso é resolvido pelo JumpCloud, e a TI obtém o benefício da modernização do Active Directory sem complexidade adicional.
Se você quiser saber mais sobre uma alternativa melhor ao Active Directory, entre em contato conosco. Também encorajamos você a se inscrever para uma avaliação gratuita do JumpCloud. Você poderá explorar todos os nossos recursos e acessar nosso suporte premium por chat no aplicativo 24 horas por dia, 7 dias por semana para começar.