Cada vez mais, os usuários interagem com ambientes de nuvem e aplicativos que suas organizações não gerenciam. Com isso vem a falta de visibilidade das atividades na nuvem.
Esse problema costumava ser rotulado de “TI paralela”, mas essa é uma definição muito restrita. A propriedade dos aplicativos com os quais seus usuários interagem agora varia muito — desde aplicativos corporativos controlados pelo seu departamento de TI, aplicativos de propriedade de parceiros e contratados até aplicativos de propriedade de funcionários.
Para atender aos requisitos de segurança neste mundo baseado em nuvem, as organizações precisam da mesma segurança que antes tinham dentro do perímetro corporativo. Uma solução abrangente de borda de serviço de segurança (SSE) , que incluiria tecnologias como gateway web seguro (SWG) e corretor de segurança de acesso à nuvem (CASB) com recursos nativos de proteção de dados, forneceria visibilidade e controle sobre esses vários ambientes.
▬ É hora de trabalhar com Shadow IT, não contra
Shadow IT não é novo. Os funcionários sempre evitaram a TI para adquirir o que precisam para trabalhar. Mas, nos últimos anos, esse problema explodiu com a proliferação de SaaS e programas de traga seu próprio dispositivo (BYOD) .
Sim, isso aumentou a produtividade, mas também virou do avesso os requisitos de segurança. Entidades “não aprovadas”, como redes e dispositivos, que não estão sob controle de TI podem muito bem ser a regra e não a exceção. Os usuários também estão alternando entre aplicativos empresariais, aplicativos de propriedade de organizações parceiras e prestadores de serviços, bem como aplicativos que usam pessoalmente, complicando ainda mais seu ambiente de nuvem.
Em vez de lutar contra a falta de controle, é melhor trabalhar com a mudança da maré. As ferramentas tradicionais para segurança de aplicativos na web e em nuvem não são mais adequadas e, em última análise, não protegerão os dados e não manterão a conformidade das organizações. É aí que a SSE entra em jogo.
▬ Recupere o controle com SSE
À luz da consolidação do trabalho em qualquer lugar, é seguro dizer que esta nova onda de shadow IT, onde inúmeros aplicativos não estão sob seu controle direto, veio para ficar. Para garantir que seus dados estejam protegidos, aqui estão os principais recursos de SSE que ajudam você a recuperar o controle sobre esses aplicativos:
Visibilidade em todos os aplicativos
O primeiro passo para recuperar o controle é a visibilidade de todos os aplicativos que seus usuários usam, especialmente aqueles que não são gerenciados pela TI. Isso permite avaliar melhor os níveis de risco dos vários aplicativos usados, facilitando a integração deles em sua organização.
Com um proxy inline de última geração, as tecnologias SSE são capazes de descobrir aplicativos que seus usuários estão usando, incluindo instâncias pessoais de aplicativos SaaS empresariais populares, como Microsoft 365 e Google Workspace , para que você possa evitar o vazamento de dados de sua empresa.
Aplicação de políticas em toda a empresa
Com esse mesmo proxy, o SSE também permite aplicar políticas corporativas e de governança em todos esses aplicativos. Uma plataforma SSE abrangente incluiria segurança nativa de endpoint , análise de comportamento de usuário e entidade (UEBA ) e recursos de prevenção contra perda de dados (DLP) .
Armado com a telemetria dessas soluções, você pode tomar decisões inteligentes de acesso com base no nível de risco de seus usuários e endpoints, bem como no nível de sensibilidade de seus dados, garantindo a proteção de informações confidenciais e, ao mesmo tempo, aumentando a produtividade. Você também gostaria que o gerenciamento de direitos digitais empresariais (EDRM) fosse parte de seu SSE, garantindo que a política seja aplicada mesmo quando os dados saírem de sua esfera de influência.
Mantendo sua postura de segurança em forma
Com o SSE, você pode integrar-se com IaaS, plataforma como serviço (PaaS) e SaaS para obter uma visão holística da postura de segurança do seu locatário e identificar quaisquer configurações incorretas. E você pode ajustar as linhas de base e os padrões do setor para garantir que sua política de proteção de dados e requisitos de conformidade sejam atendidos.
▬ Shadow IT trazida à luz
SSE é como iluminar a Shadow IT: nuvens, aplicativos e uso da Internet não podem mais permanecer ocultos. Chegou o momento de aceitar que os requisitos de segurança se encontram num ponto de viragem crítico. Ao aproveitar os muitos poderes da segurança convergente, a SSE diminui as preocupações do desconhecido – recuperando visibilidade e controlo com políticas granulares.
A equipe da Lookout elaborou cuidadosamente uma plataforma SSE nativa da nuvem que se mantém à frente do cenário de ameaças derivado da maneira como as pessoas trabalham. A plataforma Lookout Cloud Security oferece SSE de força total que combina acesso privado seguro , acesso seguro à nuvem e acesso seguro à Internet com recursos nativos de proteção de dados que garantem que dados confidenciais sejam protegidos sem prejudicar a produtividade.
Veja como a FCBrasil pode ajudá-lo a controlar a Shadow IT e implementar políticas de segurança para evitar vazamento de dados falando com um dos nossos especialistas hoje mesmo!