fbpx

Tentativa de ataque hacker a grande varejista

Tentativa de ataque hacker aumenta a cada dia.

Desta vez o alvo foi a a grande varejista, Fast Shop, que se encontrou em meio a este incidente na madrugada da última quinta-feira, 23/06.

Como medida de segurança a empresa optou por tirar o site e o aplicativo do ar.
Durante a tentativa de invasão, a conta do Twitter foi utilizada como forma de contato pelos hackers.
Inicialmente anunciando o fechamento de todas as lojas até 26/06 e o adiamento de todos os pedidos até 27/06. Tal aviso foi fixado na página oficial da empresa.
O ataque foi anunciado momentos depois, também através da plataforma do Twitter, com a seguinte mensagem:

“Olá, Fast Shop Admin, nas últimas 72 horas, o TI da Fast Shop e o sistema cloud sofreram um ataque de extorsão. Obtivemos acesso a alguns TB (terabytes) de seus dados do VCenter e vários serviços em nuvem: AWS, Azure, IBM e Gitlab”. “Estamos felizes em negociar com vocês para evitar o vazamento desses dados e para ajudar a resolver os problemas”.

Por outro lado, a Fast Shop afirma que não há evidências de danos aos dados dos consumidores.

Segundo a mensagem no Twitter a invasão trata de uma tentativa de extorsão em troca dos dados.

Após o incidente, a empresa afirma que as lojas físicas estão funcionando normalmente e ambos site e aplicativo já estão de volta ao ar.
A seguir o pronunciamento da empresa:

“A Fast Shop informa que identificou uma tentativa de acesso não autorizado aos sistemas da companhia. Como forma de prevenção, a empresa acionou os protocolos de segurança, e por este motivo, o site e o app ficaram temporariamente indisponíveis, porém já se encontram restabelecidos e funcionando normalmente. Ressaltamos que todas as lojas continuam abertas e operando regularmente em todo país. Salientamos que toda a base de informações da empresa está sob rígidos processos de segurança e não houve evidências de danos aos dados de nossos clientes”.